Todos os Porsche têm uma designação interna. Aqui revelamos alguns exemplos.

Após a criação da Porsche Konstruktionenburo für Motoren-Fahrzeug, Luftfahrzeug und Wasserfahzeugbau, em 1931, todos os projectos de Ferdinand Porsche e da sua equipa passaram a conter um número de ordem, atribuído de modo que, por vezes, poderemos considerar como aleatório. Essa tradição de numerar os projectos (quer tenham tido, ou não, qualquer tipo de produção industrial) transpôs-se para a Porsche AG e manteve-se até aos nossos dias.

 

Em baixo, a lista de algumas das principais designações Porsche:

3                         Protótipos KDF Wagen – 1930
7                         Berlina Wanderer de 2 litros (1º projecto)
12                       Berlina Zündapp
22                      Auto Union Tipo C, V16, monolugar de GP
30                      Protótipos pré-produção KDF Wagen
32                      Protótipo berlina NSU de motor traseiro – 1933
52                      Desportivo de 3 lugares c/motor V10 Auto Union
60                      KDF Wagen
64                      KDF especial alumínio
64                      K10 Tipo 64 especial, 1.5, para corrida Berlim – Roma
82                      Kübelwagen – veículo TT militar baseado no KDF
87                      KDF Wagen 4X4 – versão militar do KDF
101                   Caçador de Tanques “Ferdinand” C/ peça 88mm
108F                Tractor
110                   Tractor económico “Volkstraktor”
111                    Tractor económico “Volkstraktor”
112                   Tractor económico “Volkstraktor”
113                   Tractor económico “Volkstraktor”
114                   Viatura de GP com motor V10 de 1.5 litros
135                  Moinho de vento, gerador de electricidade
136                  Moinho de vento, gerador de electricidade
137                  Moinho de vento, gerador de electricidade
155                  Kübelwagen modificado com lagartas
166                 Viatura anfíbia “Swimmwagen” 4X4 c/mecânica KDF
180                 Carro de combate “híbrido” VK 4501P “Tiger”

Prof-Porsche-und-VK-4105

205                    Carro de combate “Maus” c/180 ton (só protótipos)
212                    “skibob” Arova – Porsche 212 – 1970
266                    EA 266 – projecto “Varrera” monovolume
296                    FLA – projecto Porsche de longa duração – 1973
312                    Tractor
356                    Primeiro automóvel a ostentar a marca Porsche
360                   Cisitália de GP 4X4 1.5 lts
369                   Motor 1100 cc Flat-4
506                   Motor 1300 cc Flat-4
506/1               Motor 1300 A Flat-4
506/2              Motor 1300 Super Flat-4
527                   Motor 1500 Flat-4
528/2               Motor 1550 Super
542                   Projecto Studebaker Z-87 c/motor V6 de 120º a ar
546                    Motor 1500
547                    Motor Carrera GS 1500 4 CAM
547/1                Motor Carrera GT 1500
550                   Porsche 550 Spyder Flat-4 central c/ 4 CAM

P550A

589            Motor 1300 Super
597            Porsche Jagdwagen 4X4 – TT militar e civil
616/xx      Motores industriais baseados no 356
616/16      Motor 1600 SC Flat-4
616/18      Motor Flat-4 do 597 Jagdwagen
616/26     Motor Porsche 356 versão “Polizei”
678            Motor aeronáutico baseado no 356
692           Motor Carrera 2 (2000 GS)
692/1        Motor Carrera 2 (2000 GT)
695            Protótipo estudos para o futuro 911
718            Modelo de competição Sport e F2 c/motor central
729           Motor marítimo baseado no 356
804           Fórmula 1
901           Flat-6, mudou para 911 após processo da Peugeot
902           Mesma carroçaria do 901 c/ Flat-4. Mudou para 912
904           Carrera GTS – GT de competição Flat-4 central
904/6       Carrera GTS – Protótipo de competição Flat-6 central
906           Carrera 6, sport de competição Flat-6 2lts central
907           Protótipo de competição, Flat-8
908          Protótipo de competição coupé, Flat-8 3 litros
908/2     Protótipo de competição Spyder Flat-8 3 litros
908/3     Protótipo de competição p/circuitos sinuosos
908/4     Versão não-oficial turbo do 908/3
908/80  Designação para camuflar 936 Joest em Le Mans 80
909         Bergspyder – modelo de competição para montanha
910          Protótipo de competição Flat-6 2 litros central
911           Coupé c/ flat-6 traseiro, originalmente 2 litros
912          Idêntico ao 911 c/ motor Flat-4 1.6 do 356 SC
914/4      Desportivo c/ motor central VW Flat-4 de 1.7 litros
914/6      Desportivo c/ motor central Porsche Flat-6 2 litros
914 2.0    914 final, com motor VW Flat-4 2 litros
916           modelos pré-produção 914 c/ motor Flat-6 2.4
917           Sport-protótipo de competição Flat-12 4.5 litros
917 K       Sport-protótipo de competição Flat-12 4.5 / 5.0 lts
917 L        Sport-protótipo carroçaria especial Le Mans 5 litros
917/10     Versão Can Am, spyder turbo do 917 900 cv – 1972
917/20     Versão alargada do 917 p/ 24 H Le Mans 1971
917/30     Can Am, spyder turbo do 917 5.5 lts 1150 cv – 1973
923           912E – 911 com motor Flat-4
924           Coupé motor VAG 4 cil. dianteiro refr. Líquido
924S        924 c/ motor Porsche 4 cil. do 944
928          Coupé V8 4.5 litros dianteiro refrigerado a líquido
928 S      2ª geração 928 com 4.7 lts 16 válvulas
928 S4    3ª geração 928 com 5 litros 32 válvulas
928 GTS 4ª geração 928 com 5.4 litros 32 válvulas
930           911 Turbo
931            924 Turbo
932            924 c/volante à direita
933            924 de competição c/chassis tubular (SCCA) – 1979
934            911 Turbo Grupo 4 de competição
935            911 Turbo Grupo 5 de competição (várias versões)

P 935-76

936            Protótipo de competição Flat-6 2.1 Turbo
936/77      1º Le Mans 1977
936/78      2º Le Mans 1978
936/81      1º Le Mans 1981
936 C         Versão Grupo C construída por Reinhold Joest
937             924 Carrera GT
938             924 Carrera GT c/ volante à direita
939             924 Carrera GT Le Mans
942             928 Shooting Brake para Ferry Porsche – 1984
944             Evolução 924 c/ motor Porsche 4 cil. linha
944 S          944 c/ motor 2.5 16 válvulas
944 S2       944 c/ motor 3.0 16 válvulas
945             944 c/ volante à direita
951              944 Turbo
952              944 Turbo c/ volante à direita
953              911 4X4 Especial 1º Paris Dakar 1984
954              911 SC RS de Grupo B, para ralis
955              SUV Cayenne 4X4
956             Sport-protótipo Gr.C c/efeito de solo 1º LM 82 a 85
959              Grupo B 4X4 baseado no 911
961              Versão de competição para Le Mans do 959
962              Versão do 956 para campeonato IMSA EUA
962 C          Versão 962 para Le Mans e Campeonato Grupo C
964              Penúltima evolução do 911 a ar (4X2 e 4X4)
965              964 turbo
966              962 spyder construído por Gunnar Racing, EUA
968              Derradeira evolução do 944 motor 3 litros 4 cil.
969              Estudo super carro V8 bi-turbo
980              Carrera GT V10
986              Cabriolet Boxster
987              Segunda geração Boxster
987C           Caymann – evolução coupé do Boxster
989              Projecto viatura de luxo V8 com 4 portas
993              Derradeira evolução do 911 arrefecido a ar
995              Projecto de viatura com motor V8 dianteiro
996              1ª geração do 911 com motor Flat-6 a líquido
997              2ª geração do 911 com motor Flat-6 a líquido
991              3ª geração do 911 com motor Flat-6 a líquido
9R3             Sport-protótipo LMP 2000 (projecto cancelado)

porsche-rs-spyder-2008-le-mans-profile

9R6             Sport-protótipo RS Spyder LMP2 – 2005
9R9             Sport-Protótipo 919 Hybrid LMP1-H – 2014